domingo, 31 de julho de 2011

DITADOS POPULARES

Folcore - Ditados Populares

ALGUMAS LENDAS

LENDAS3

MULA-SEM-CABEÇA

MULA-SEM-..

PESQUISA, PLANEJAMENTO E ATIVIDADES SOBRE FOLCLORE REALIZADAS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LADÁRIO TEIXEIRA EM 2007

O_Foclore_Brasileiro_Curso de formacao continuada

O QUE É FOLCLORE

textinho

+ TRAVA LÍNGUAS E LÍNGUAS

Trava Língua

+ TRAVA LÍNGUAS

TRAVA-LÍN..

TROVAS E O CASO DO ESPELHO

Trovas_e_O_caso_do_espelho

IARA

TXT INFORMATIVO IARA

A LENDA DA MANDIOCA

A Lenda da Mandioca

TRAVA-LÍNGUA

a..

domingo, 10 de julho de 2011

"EU VOU SER BICHA"


DIA DESSES AS CRIANÇAS ESTAVAM FAZENDO ATIVIDADES E AQUELAS CONVERSAS ENTRE ELES OCORRENDO. CADA MESINHA UM ASSUNTO, QUANDO OUÇO: "PRÔ, ELE QUER ME BEIJAR!", ISSO NUMA MESA NA QUAL SÓ MENINOS ESTAVAM SENTADOS. ASSIM EU FALEI "GALERA AGORA NÃO É HORA DE BEIJAR, É HORA DE FAZER A ATIVIDADE!"  NEM COLOQUEI NA QUESTÃO O FATO DE O BEIJO SER NA BOCA, E ENTRE DOIS MENINOS! E OUTRA CRIANÇA, DA MESMA MESA DISSE : "ELE É BICHA, ELE ADORA HOMEM!"   EU FALEI "GALERA EU NÃO QUERO SABER SE ELE É BICHA OU BICHO, OU MONSTRO, VOCÊS SÃO CRIANÇAS É TEMPO DE BRINCAR, ESTUDAR..." MAS A CONVERSA PERSISTIU "MAS ELE BEIJA A BOCA DOS MENINOS, ELE ADORA HOMEM, ELE É BICHA!" E TODA A TURMA RIA, E O "ACUSADO" DISSE: "MEU TIO É BICHA", DAÍ FALEI: "VCS SABEM O QUE É BICHA?" E DUAS CRIANÇAS DISSERAM COM A MAIOR NATURALIDADE, "É HOMEM QUE QUER SER MULHER", E A OUTRA "É HOMEM  QUE GOSTA DE HOMEM". PARA FINALIZAR ESTE MOMENTO DE "RODA DE CONVERSA IMPROVISADA", RETOMEI A IDÉIA DE QUE ELES ERAM CRIANÇAS E QUE QUANDO CRESCESSEM PODERIAM BEIJAR QUEM ELES QUISESSEM! E AS CRIANÇAS FINALIZARAM DIZENDO: "ENTÃO TÁ PRÔ, QUANDO EU CRESCER EU VOU SER BICHA!" E OUTRO COMPLETOU "E EU TAMBÉM!"

O MAIS LINDO DESTA CONVERSA FOI A NATURALIDADE DAS CRIANÇAS, REALMENTE ESTAMOS DIANTE DA CRIAÇÃO DE UMA NOVA GERAÇÃO!

domingo, 3 de julho de 2011

FESTA JUNINA - AS IMAGENS FALAM MAIS QUE MINHAS PALAVRAS.


BANDEIRINHAS E BARCO



APRESENTEI A TURMINHA A OBRA DE ALFREDO VOLPI, "BARCO E BANDEIRINHAS", PARA QUE FIZESSEMOS UMA RELEITURA. DEI TELAS AS CRIANÇAS, ESPONJA PARA PREENCHEREM DE AZUL, APÓS ESTA ETAPA ESPERAMOS SECAR, DEPOIS COM COLA E BANDEIRINHAS E BARCOS EM PAPEL ESPELHO ELES REALIZARAM A COLAGEM DE ACORDO COM SUAS OBSERVAÇÕES. AH! DESENHEI PARA ELES AS HASTES PARA AS BANDEIRINHAS.







PARA-QUEDAS

A PROFESSORA CINTHIA NOS TROUXE , PARA QUE CONHECESSEMOS UM MATERIAL DE NOME "PARA-QUEDAS", QUE SUA ESCOLA EM OUTRO MUNICIPIO RECEBEU, NUM KIT PARA  ATIVIDADES COOPERATIVAS. EU AMEI E ME DIVERTI, AS CRIANÇAS ENTÃO....
 ELE PODE SER USADO TRABALHANDO CORES, COM BOLAS SOBRE ELE PARA QUE O GRUPO AS LEVE AO BURACO QUE ELE TEM EM SEU CENTRO, E ATÉ COM ALGUÉM EMBAIXO, COMO EU FIZ, PEGANDO OS PÉS DAS CRIANÇAS COMO UM TUBARÃO ENQUANTO ELES FAZIAM AS ONDAS DO MAR! O MÁXIMO!












A BELA E A FERA

ESTE ANO MAIS UMA VEZ CONSEGUIMOS LEVAR AS CRIANÇAS AO TEATRO. ASSISTIMOS A APRESENTAÇÃO TEATRAL "A BELA E A FERA", PELO GRUPO ALA, NO TEATRO EVA WILMA. O GRUPO FOI MARAVILHOSO E ENCANTOU AS TURMAS, QUE DESDE ENTÃO QUEREM ASSISTIR A ESTE DESENHO NA SALA DE VÍDEO!




FESTA DA CANA?

 NUMA DESSAS SEGUNDAS-FEIRAS QUASE NÃO PUDEMOS UTILIZAR O PARQUE DA ESCOLA, POIS ELE ESTAVA REPLETO DE CANA-DE-AÇÚCAR. TANTO DA CANA CORTADA QUANTO DE SEU BAGAÇO! AS MENINAS DO QUADRO DE APOIO LIMPARAM PRONTAMENTE E ENCHERAM VÁRIOS SACOS DE LIXO, PARA VIABILIZAR A UTILIZAÇÃO DO PARQUE, NO ENTANTO FICAMOS TRISTES COM A COMUNIDADE QUE DEIXOU TUDO DESTA FORMA, SEM PENSAR EM SUAS CRIANÇAS!



Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...