Postar fotos num blog,ou publicá-las na internet é algo bem complicado,pois requer algumas licenças e autorizações,que nem sempre são possíveis ou fáceis de serem conseguidas. assim nos deparamos com uma dificuldade: como postar os registros do cotidiano sem expor o aluno,sem ferir a Lei de Uilização de Imagem,ou o Estatuto da criança e do adolescente?Como não invadir a privacidade da criança? Muitas pessoas dizem: "coloque só a foto da atividade"! No entanto o interessante e o importante é ver a criança produzindo, criando,ou seja o processo pelo qual a tividade foi desenvolvida, e não apenas a atividade pronta! Diante da realidade legal e do desejo de publicar fotos do cotidiano (que já tinham sido tiradas antes dá idéia do blog) resolvemos utilizar algumas técnicas para "tirar a identidade da foto"! Para tal o Adobe photoshop e a boa vontade do meu irmão em me ensinar a utilizá-lo tem sido grandes aliados. Assim as fotos de crianças aqui postadas estão sempre alteradas,transformadas,desta forma elas não perterncem mais a realidade e não tem ligação com as crianças reais!
Nestes coelhinhos postados acima tentamos transformar as crianças em Coelhos de verdade,aumentamos seus olhos,fizemos um "fucinho arredondado",clareamos o rosto,tudo isso associado a maquiagem e a máscara nos dá uma hiperrealidade, realidade que existe, ao mesmo tempo que negando outras realidades: crianças-coelhos, ou ainda como Baudrillard define a hiperrealidade:" a simulação de algo que nunca existiu",e a explica melhor ao tomar emprestado de Jorge Luis Borges o exemplo de uma sociedade cujos cartógrafos criaram um mapa tão detalhado que representava tudo para o qual fora designado. Quando o império caiu, o mapa tomou a posição da paisagem, não restando nem a representação nem o real - apenas o hiper-real.
Em suma as imagens aqui postadas ultrapassaram a reprodução técnica - fotografias - portanto não conservam mais relaçao com a obra original -realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário