domingo, 4 de abril de 2010

"Cantar e cantar e cantar"....( PROJETO MÚSICA)

Projeto: Música na Escola


Justificativa

De acordo com as diretrizes curriculares, o som é a matéria prima

da música; porém, a simples percepção e memorização

dos sons não caracterizam o conhecimento musical, objetiva a

educação dos sentidos e não está dissociada do lugar onde é

composta e interpretada, nem está desarticulado dos valores

de um determinado grupo social. E ao trabalhar os

conhecimentos musicais, devem-se considerar os saberes

específicos dessa linguagem e priorizar a escuta consciente,

ou seja, aquela capaz de perceber a distribuição dos sons de

maneira sucessiva e simultânea, trabalhando também as

prioridades do som: timbre, intensidade, altura e duração,

bem como suas variações. Portanto, faz-se necessário um

trabalho constante com músicas para desenvolver a atenção,

a memória e o raciocínio dos alunos.

Fundamentação Teórica

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de

expressão da humanidade e está presente na vida das

pessoas.

Na antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como

“uma dádiva divina para o homem...”

Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de

outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais

primitivas até as atuais. Sem dúvida, o nível de complexidade

musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a

sua característica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a

música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e

adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas.

Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo

gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de

pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo

conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência

musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito

salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a

aprendizagem musical abre portas para outras informações.

A música ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a

capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógicomatemático

e a memória, além de ser forte desencadeador de

emoções.

Cada ser humano que descobre sua voz, fica mais bonito,

mais seguro de si e com a auto-estima elevada. Fazer música,

principalmente em grupo, no coletivo, traz a noção da

importância da ordem e da disciplina, da organização, do

respeito ao outro e a si mesmo.

Pensando assim, a música não pode estar desconectada do

processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência

musical para o educando em geral é extremamente

agradável. Ele aprende novos conceitos e desenvolve

diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve

a criatividade, a coordenação e a memória.

“A música é uma força geradora de vida, uma energia que


envolve o nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre


o nosso corpo, mente e coração. Além de alegrar, unir e


congregar mensagens e valores, disciplinar e socializar, a


música forma o caráter e favorece o desenvolvimento integral


da personalidade, o equilíbrio emocional e social.”(Míria


Therezinha Kolling)



Objetivos

- Despertar o gosto pela música e suas expressões;

- Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos

na arte musical;

- Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva,

coordenação e memória;

- Conhecer as diversidades musicais;

- Perceber a importância da música como cultura;

- Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los

e identificá-los;

- Estimular a linguagem,o enriquecimento

de vocabulário;

- Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em

grupo;

- Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção,

criatividade e cooperação;


Encaminhamento Metodológico

Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em

relação ao projeto “Música na Escola”, mostrando- lhes a

importância do som ,do ritmo, bem como saber apreciá-los de

forma prazerosa e espontânea.

Através de várias atividades, com diversos ritmos,

 mostrando aos educandos que podemos por meio da música:

  •  Modificar a letra, de modo a transportar uma situação
passada numa situação atual;

  • Analisar, refletir e interpretar a letra de uma canção;
  • Utilizar ritmos diferentes para a mesma canção;
Infra-estrutura

Uma sala com alguns equipamentos relacionados à música.

Recursos Materiais

- Alguns Instrumentos musicais
- Microfones;

- Aparelho de som;



Resultados esperados

Espera-se que ao final da experiência do projeto “Música na

Escola”, os alunos possam estar mais voltados à arte musical

e que tenham desenvolvido múltiplas experiências sensoriais,

perceptivas e expressivas, favorecendo assim o seu

desenvolvimento.

Critérios, estratégias e instrumentos de avaliação

Os alunos serão avaliados mediante observação do esforço e

desenvolvimento nas aulas do projeto e futuras

apresentações.

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