Projeto Fundo do Mar
Elaborado por: Bruna Marconi ,Carla Pinheiro, Carolina Burd, Lara Oliva
Dados de Identificação: o projeto será feito com alunos da educação infantil, com duração de um semestre. Pode ser adaptado para Ensino Fundamental I.
Tema: Fundo do Mar
Objetivos:Conceitual: Os alunos serão capazes de:
identificar espécies marinhas;
enumerar características (nome, alimentação, tamanho, tempo de vida, reprodução, habitat);
perceber a interdependência entre as espécies.
Procedimental: os alunos serão capazes de:
pesquisar individualmente na Internet e em livros;
discutir em sala sobre o animal da semana;
preencher fichas;
trabalhar em grupo.
Atitudinal: os alunos serão capazes de:
desenvolver autonomia para pesquisa
valorizar a vida das diferentes espécies
respeitar o meio ambiente
Conteúdo:
A partir do animal escolhido na semana, o aluno deverá analisar:
tamanho;
tempo de vida;
reprodução;
alimentação;
habitat;
Procedimentos:
-os alunos escolhem os animais a serem estudados; P em roda, os alunos relatam seus conhecimentos prévios sobre o assunto e o que gostariam de saber;
-a partir do animal escolhido os alunos farão pesquisas, em casa com a ajuda dos pais/responsáveis, na Internet, em livros, jornais e revistas (buscando textos, curiosidades e imagens);
-novamente em roda, os alunos apresentam e discutem com o grupo seu material;
-comparam o tamanho dos diferentes animais estudados em relação ao seu próprio tamanho (dos alunos);
- completam fichas relacionadas ao tema, sendo que cada uma delas trabalha uma área do conhecimento (matemática, linguagem, ciências, geografia);
- escolhem em grupo uma receita que inclua o animal estudado;
- preparam, com a ajuda da professora, alimentos feitos com o animal estudado.
-deverá ser feita ao longo do processo, a partir da análise de cada etapa (atividade) realizada pelas crianças;
-o envolvimento dos alunos nas atividades e pesquisas será um ponto crucial da avaliação, bem como a realização dos objetivos planejados que envolvem a avaliação do professor.
Acesse site
Nenhum comentário:
Postar um comentário