sábado, 19 de novembro de 2011

GUSTAVO ROSA

QUEM É GUSTAVO ROSA

"O registro do cotidiano,através do traço firme e bem humarado é a marca que Gustavo Rosa vem imprimindo em seus trabalhos ao longo dos quase trinta anos de carreira.
Repletas de figurativismos, suas telas sintetizam a originalidade genuina do brasileiro ao conduzir as coisas de seu País.
Distante de propor simples questionamentos,a arte de Gustavo Rosa vem louvando as formas e as dinâmicas da humanidade.
O simples relato acadêmico, assume nos pincéis do artista o caráter crítico e a visão agussada do homem que vive seu tempo e executa sua história.
Sua produção se alterna, como se praticasse uma crônica, por vezes reverenciando personagens ilustres, ou noutras, quando o sarcasmo assume a dianteira para decodificar os sinais da nossa cultura."

 Utilizei as produções de Gustavo Rosa , durante este ano, para desenvolver com a turma um olhar diferenciado em relação a apreciação da ARTE, buscando semelhanças entre suas obras, e permitindo que a turma  ao apreciar suas obras questionassem as cores, o que a figura presente na obra fazia, e principalmente as formas arredondadas , que nos renderam inúmeras rodas de conversa a respeito de ser "gordo ou magro", "do gordo ir a praia, se divertir, nadar, tomar sol", ou seja nos permitiu tocar nas questões relacionadas aos preconceitos que eles já crescem cultivando.

A exposição destas atividades afeta as pessoas, pois o primeiro olhar delas é a OBESIDADE das imagens. Um olhar semelhante ao das crianças, provoca risadas e comentários, e devido a isto resolvi ampliar o trabalho com as obras de Gustavo Rosa focando este tema, que talvez não seja relevante para quem realmente conhece arte, ou para o próprio artista já que este tipo de figura é uma das marcas de suas obras! No entanto o contexto me propiciou voltar meu olhar para esta questão e rea;lmente afetar quem observa, daí me dediquei a essas  LINDAS GORDINHAS! E sempre elogio a beleza delas, para oferecer a turma outra opção de pensamento, diferente do esteriótipo que eles aprendem desde o berço!


 A mulher na bicicleta, com pincel e tinta guache!






 Já a Obra Passeio na Praia utilizei a técnica de pintura com caneta hidrocor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...