Nos meus MARCADORES tenho : DATAS COMEMORATIVAS, no entanto esta não é a base do currículo desenvolvido com minha turma, e tão pouco na escola que trabalho. No entanto não podemos ignorar o mundo fora da escola, ou as manifestações culturais de nossa sociedade tão plural ! Assim, como ignorar a Páscoa? Mas como explicar, sem entrar no mérito religioso, a motivação desta data, que tem como ícone um COELHO QUE BOTA OVOS E O PIOR, DE CHOCOLATE!
O Dia Do Índio parece esquecido por nossa sociedade, bem como sua importância no que tange as tradições e culturas que nos precedem e permanecem no nosso vocábulário, alimentação e em nossas raízes. No entanto já ouvi de um professor que ele : NÃO IA COMEMORAR O DIA DO ÍNDIO, POIS SE ISSO OCORRESSE ELE TERIA QUE TRABALHAR COM AS TURMAS O DIA DO GORDO, DO MAGRO! Diante de tal conceito como desenvolver e signicar esta data, esta minoria? Como desenvolver o tema da inclusão, do respeito as diferenças, e principalmente o preconceito social, e étnico? O que fazer e como tratar o dia da Consciência negra? Já ouvi também de um dito Pedagogo: " E O DIA DO BRANCO?" Daí respondi : " O dia do branco se deu e se dá, ainda, todos os dias, durante os mais de 300 anos nos quais os negros foram ESCRAVIZADOS! No entanto, a pluralidade de nossa cultura pede o dia do negro, do branco, do vermelho e do amarelo!
O mesmo se dá no Dia das Mães, elas gostam, e sabemos que, enquanto Mães, gostamos desta homenagem, mas por outro lado o que fazer com os que não tem mãe? No Dia dos Pais passamos pelo mesmo dilema. Na Festa Junina fica mais dificil, pois a festa nasceu como comemoração às fartas colheitas , além de ser uma festa cheia de influência dos inúmeros países que nos colonizaram. Mas outra vez entramos num mérito religioso, já que São João é citado muitas vezes, inclusive nas músicas.... Assim algumas crianças não participam, e onde fica a questão da nossa Cultura e Folclore na Educação? No Dia das Crianças é mais fácil, mas para quem lembra temos nesta data o feriado de Nossa Senhora Aparecida.
E por fim quando chegamos no Natal a história realmente perde o controle, pois comemoramos, falamos de Papai Noel, e não podemos falar o que motivou a tradição e muito menos do Aniversariante do dia 25 de Dezembro, pois a escola é Laica!!!!!!
O que Fazer? Em geral chamamos estas Datas Comemorativas de: Manifestações Culturais e Sociais, pois elas estão inseridas em nossa sociedade,em nossa cultura e em nós. No entanto temos que ter medidas para tratar delas, medidas que nós Professores, ao planejarmos e fundamentarmos o Currículo, temos que deixar claras, para não cairmos na tentação de passarmos duzentos dias letivos comemorando alienadamente até o Dia do Cacau (26 de Março)...
POSTADO ORIGINALMENTE NESTE BLOG EM 30/03/2011 •♥´¨`♥•.¸¸.•♥´¨`♥~•.¸¸.•♥´¨`♥•.¸¸.•♥´¨`♥•♥´¨`♥•.¸¸.•♥´¨`♥~•.¸¸.•♥´¨`♥•.¸¸.•♥´¨`♥•♥´¨`♥•.¸¸.•♥´¨`♥~•.¸¸.•♥´¨`♥•
Ana Cláudia
gostei muito do texto! foi vc que escreveu?
ResponderExcluirDe vez em quando o cérebro dá um suspiro, daí eu escrevo algo que é possível postar!Beijos
ResponderExcluirOi Aninha!Também gostei do texto e concordo com o que escreveu, porém, em relação aos índios,acredito que dá para se trabalhar de uma forma muito mais rica do que apenas nesta data específica (19 de abril),onde a maioria das pessoas insistem em fazer cocar,cantar a músiquinha do índio.Isso sim acho que acaba banalizando este dia.
ResponderExcluirBjs
Concordo com vc Jana,até porque dia 19 de abril é apenas um dia diante dos 199 que temos no ano letivo.BJS!
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