domingo, 7 de março de 2010

Especial para o Fundamental ( Ciências Naturais)



EMEF Ministro Calógeras
EMEF MANOEL CARLOS DE FIGUEIREDO FERRAZ
EMEF MANOEL CARLOS DE FIGUEIREDO FERRAZ
Projeto Animais Marinhos

Projeto Animais Marinhos

Objetivos:
Leitura
Pesquisa
Integração

Duração seis semanas.

Optei pelo trabalho em grupo.
Organizei a sala em 10 grupos de 4 alunos tendo o cuidado de colocar dois alfabéticos em cada grupo.
Houve um sorteio dos animais: caranguejo, tubarão azul, baleia jubarte e cavalo marinho.

Cada grupo ficou responsável por um animal e ao final do trabalho deveria apresentar para os outros grupos
de forma que todos conhecessem todos os animais.
 Em cada grupo nomeamos um aluno responsável pela distribuição das tarefas.

Comanda:

Pesquisa científica dos animais na Internet com opção de sites oferecido pelo regente e pelo poie. da turma e, pela pesquisa de dois alunos, fora da sala de aula (casa e lanhouse).
Ficha do bicho, realizada a partir dos textos destacados na Internet e, pelos textos do material do TOF.
Curiosidades, baseado no projeto dos animais do pantanal, realizado no 1º ano, assim como, a ficha do animal.
Cartaz- desenho, pintura, (maquete opcional)

Combinamos desenvolver as atividades uma vez por semana sempre as quartas-feiras porque não temos atividades extra-classe nesse dia.
Entreguei para cada grupo cópia do texto (guia TOF) referente ao animal. Ofereci outras fontes de pesquisa para que eles pudessem procurar em casa.
Utilizamos duas aulas da informática para pesquisa.
Durante a realização das atividades ofereci para os não alfabéticos momentos de leitura das palavras que se repetiram nos textos: animal, comprimento, peso, alimentação, filhote. Os mesmos também realizaram a escrita dos nomes dos animais, por meio do uso de letras móveis e, contribuíram com os desenhos.
Na apresentação os dois grupos que pesquisaram o mesmo animal se juntaram.

Avaliação

Aspectos positivos:

 Integração do grupo, pois com ou sem discussão eles acabavam se entendendo, participação da família embora timidamente, ou seja, muito pouco e interesse das crianças pela realização e participação no trabalho.

Aspecto negativo:

 Falta de envolvimento e compromisso por parte de alguns elementos dos grupos que acabou sobrecarregando os colegas.

EMEF PROF. ANTONIO DE SAMPAIO DORIA
EMEF. Professor Antonio de Sampaio Dória
São Paulo - SP
05/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...