sexta-feira, 16 de março de 2012

Construindo 2012

 Plano de Ensino



PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA
AGRUPAMENTO: IA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM ARTISTICA
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: PROPICIAR O CONHECIMENTO DE DIVERSOS MATERIAIS NO FAZER ARTÍSTICO;
DESENVOLVER E AMPLIAR E O INTERESSE E CURIOSIDADE NA PRODUÇÃO E EXPRESSÕES ARTÍTICAS.


Quais experiências precisam ser garantidas às crianças?
 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Quais as ações do professor?

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens?
  

LINGUAGEM MUSICAL
AMPLIAR O REPERTÓRIO DE MÚSICAS E CANÇÕES;

OUVIR E PRODUZIR SONS;

LINGUAGEM TEATRAL
TEATRALIZAR HISTÓRIAS, ASSISTINDO E REPRESENTANDO;

LINGUAGEM VISUAL
EXPLORAR E CONHECER DIVERSOS MATERIAIS, MEIOS E SUPORTES PARA DESENVOLVER E EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS E INICIATIVAS ATRAVÉS DE PRODUÇÕES VISUAIS.







PROMOVER MOMENTOS PARA CANTAR, OUVIR E APRECIAR MÚSICAS;

ESTRUTURAR A SALA DE CONVIVÊNCIA COMO ESPAÇO FLEXÍVEL;

PROPICIAR DIVERSIDADE DE MATERIAIS;

ORGANIZAR MOMENTOS DE APRECIAÇÃO;














ESPAÇO
SALA DE CONVIVÊNCIA:
JOGOS MUSICAIS
PARLENDAS;
TRAVA-LÍNGUAS;
DESENHAR O QUE OUVEM;
SONORIZAR HISTÓRIAS;
PÁTIO INTERNO:
APRESENTAÇÕES TEATRAIS;
SALA DE LEITURA:
APRESENTACÕES TEATRAIS;
“ATELIE” (MESAS E PAREDE DE AZULEJO)
MODELAGEM;
ESCULTURA;
MATERIAIS:
PAPEL CARTÃO;
FANTOCHES;
PAPEL ESPELHO;
CDS;
DVS;
RÁDIO;
TINTAS DIVERSAS;
MASSA DE MODELAR;
COLA;
TESOURA;
ROUPAS;
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
SEQUENCIADA
INTERAÇÕES
CRIANÇA COM O USO DOS MATERIAIS


PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA
AGRUPAMENTO: IA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: NATUREZA E CULTURA
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: APROPRIAR-SE DE SUA HISTÓRIA DE VIDA E DE CONHECIMENTOS CULTURAIS;
APRENDER A LER O MUNDO COM INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS.


Quais experiências precisam ser garantidas às crianças?
 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Quais as ações do professor?

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens?
  

OBSERVAR, EXPLORAR, MANIPULAR, E EXPERIMENTAR ELEMENTOS DO AMBIENTE QUE AS RODEIAM;

CONHECER SUA HISTÓRIA DE VIDA;

CONHECER E RESGATAR, HÁBITOS E CULTURAS, BEM COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS;






OFERECER ÀS CRIANÇAS NOVAS INFORMAÇÕES E PROPICIAR EXPERIÊNCIAS DIVERSAS;

ORGANIZAR ATIVIDADES NAS QUAIS INSTALE, RESGATE, E PROPONHA PERGUNTAS, INCITANDO QUESTIONAMENTOS, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS;

ESTRUTURAR SITUAÇÕES NAS QUAIS AS CRIANÇAS EXPONHAM SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, INTERAGINDO COM O CONHECIMENTO SOCIALMENTE CONSTRUÍDO;








ESPAÇO

SALA DE CONVIVÊNCIA
   RODA DE CONVERSA
PÁTIO EXTERNO E PARQUE
CONHECER E OBSERVAR O AMBIENTE

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
PERMANENTE;
SEQUENCIADA;

MATERIAIS-

INTERAÇÕES
CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS;
CRIANÇA COM OS ADULTOS;
CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO;
CRIANÇA COM O AMBIENTE;


PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA
AGRUPAMENTO: IA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM VERBAL E ESCRITA
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: APRENDER A EXPRESSAR-SE ORALMENTE; PENSAR E PRATICAR OS USOS DA PALAVRA ESCRITA.



Quais experiências precisam ser garantidas às crianças?
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Quais as ações do professor?

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens?
  
COMUNICAR-SE NO COTIDIANO;

AMPLIAR O VOCÁBULÁRIO;
APERFEIÇOAR A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS;
APRENDER A ESCUTAR;
APRENDER A APOIAR-SE EM SUA MEMÓRIA E EM SEUS PRÓPRIOS

CONVERSAR EM GRUPO E SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÕES INFORMAIS E OU FORMAIS;
DESENVOLVER RECURSOS EXPRESSIVOS PARA SE COMUNICAR;
CONHECER E GRAFAR O PRÓPRIO NOME, APOIANDO-SE EM FILIPETAS PARA COPIÁ-LO;
UTILIZAR A ESCRITA PARA SEGUIR INSTRUÇÕES E INSTRUIR;





INCENTIVAR A :
CONVERSAR
SEGUIR INSTRUÇÕES;
TRANSMITIR RECADOS;
RELATAR EPISÓDIOS;
CONTAR HISTÓRIAS;
CANTAR;
ARGUMENTAR;
ESCREVER O PRÓPRIO NOME, MARCAR SUAS REALIZAÇÕES;
COLOCAR-SE COMO ESCRIBA;













ESPAÇO
SALA DE CONVIVÊNCIA
 RODA DE CONVERSA;
 RIMAS E MÚSICAS;
LISTA DE CHAMADA;
LISTA DE AJUDANTE DO DIA;
CONTAGEM DA TURMA, COM A LETRA INICIAL DO NOME;
ROTINA DO DIA;
SALA DE LEITURA
LIVROS
FANTOCHES
PÁTIO INTERNO/EXTERNO
BRINCADEIRAS CANTADAS E/ OU RIMADAS:
CORRE COTIA
BATATA QUENTE
NOÉ
ACOLHIMENTO COM MÚSICA
SEGUIR PISTAS E INSTRUÇÕES
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
PERMANENTE
SEQUENCIADA
MATERIAIS-
LIVROS
FANTOCHES;
ALFABETÁRIO;
FILIPETA COM O NOME
LÁPIS DE ESCREVER;
LOUSA;
GIZ DE LOUSA;
INTERAÇÕES
CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS;
CRIANÇA COM OS ADULTOS;
CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO;

PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA
AGRUPAMENTO: IA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CONHECIMENTO MATEMÁTICO
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: APROXIMAR A CRIANÇA DOS DIFERENTES USOS E FUNÇÕES DOS NÚMEROS



Quais experiências precisam ser garantidas às crianças?
 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Quais as ações do professor?

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens?
  

EXPLORAR OS NÚMEROS
RELACIONAR QUANTIDADES AO SÍMBOLO NUMÉRICO;
COMPARAR QUANTIDADES;

EXPLORAR O SISTEMA NUMÉRICO ORAL
RECITAR A SÉRIE NUMÉRICA ORAL;

LER E ESCREVER NÚMEROS
REGISTRAR SÍMBOLOS NUMÉRICOS;






PROPOR ATIVIDADES NAS QUAIS OS NÚMEROS TENHAM FUNÇÕES


ORGANIZAR SITUAÇÕES DE CONTAGEM ORAL


SIGNIFICAR AS ESCRITAS NUMÉRICAS

OPORTUNIZAR MOMENTOS PARA MANIPULAÇÃO DE OBJETOS QUE APRESENTEM DIFERENTES FORMAS, EXPLORANDO SUAS PROPRIEDADES.










ESPAÇO

SALA DE CONVIVÊNCIA
REGISTROS NA LOUSA
ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS
CONTAGEM DA TURMA
PÁTIO INTERNO/EXTERNO
DOMINÓ
AMARELINHA
BATATINHA FRITA um, 2,3
JOGOS COM BOLA
PULAR CORDA
PÁTIO TERREO
ACOLHIMENTO COM MÚSICAS QUE CONTENHAM NÚMEROS, SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS, E CONTAGENS;
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
SEQUÊNCIA;
PERMANENTE;
MATERIAIS
DOMINÓ;
BOLA;
LOUSA;
GIZ DE LOUSA;
CORDA;
BLOCOS LÓGICOS;
INTERAÇÕES
CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS;
CRIANÇA COM OS ADULTOS;
CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO;


PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA
AGRUPAMENTO: IA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM CORPORAL
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: CONHECER O PRÓPRIO CORPO E AMPLIAR SUAS COMPETÊNCIAS, IMITANDO, CRIANDO
E COMBINANDO MOVIMENTOS A DIVERSOS OBJETOS


Quais experiências precisam ser garantidas às crianças?
 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Quais as ações do professor?

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens?
  

EXPLORAR O PRÓPRIO CORPO PELO MOVIMENTO
CONHECER O PRÓPRIO CORPO;
AMPLIAR E EXPLORAR AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO;

EXPLORAR O MUNDO PELO MOVIMENTO

ATUAR, UTILIZANDO O CORPO, EM DIFERENTES ESPAÇOS E COM DIFERENTES OBJETOS;



CRIAR CONDIÇÕES PARA A LIVRE EXPRESSÃO CORPORAL DA CRIANÇA;



INCENTIVAR A UTILIZAÇÃO DE MOVIMENTOS QUE JÁ DOMINAM, COMBINADOS A NOVOS MOVIMENTOS, BEM COMO A OBJETOS.










ESPAÇO

SALA DE CONVIVÊNCIA, PÁTIO INERNO, PÁTIO EXTERNO
DURO OU MOLE
DANÇAR
AMARELINHA
CIRCUITO
PEGA PEGA COLETIVO
DANÇA DA CADEIRA COLETIVA
JOGOS COM BOLA
CORRE COTIA
VIVO OU MORTO
PULAR CORDA
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
PERMANENTE

MATERIAIS
BOLA
CORDA
GIZ DE LOUSA
CD
 RÁDIO
CADEIRAS
TECIDO
INTERAÇÕES
CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS;
CRIANÇA COM OS ADULTOS;
CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO;
CRIANÇA COM O USO DE MATERIAIS

PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA
AGRUPAMENTO: IA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO AMBIENTE
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: SIGNIFICAR OS TEMPOS RELACIONADOS À HIGIENE E AOS CUIDADOS CONSIGO,
ALÉM DOS TEMPOS DESTINADOS A NUTRIÇÃO.


Quais experiências precisam ser garantidas às crianças?
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Quais as ações do professor?

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens?
  

CUIDAR DE SI
DESENVOLVER E AMPLIAR HÁBITOS REGULARES DE HIGIENE PESSOAL;

EXPERIMENTAR DIFERENTES ALIMENTOS E UTILIZAR DE FORMA ADEQUADA OS TALHERES;

RECONHECER SITUAÇÕES DE POTENCIAL PERIGO;

CUIDAR DO AMBIENTE
AMPLIAR OS CUIDADOS DE HIGIENE COM OS ESPAÇOS E OBJETOS QUE UTILIZAM;

SABER DE SI
IDENTIFICAR RECURSOS E LIMITAÇÕES PESSOAIS






COMUNICAR INSTRUÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS, HIGIENE PESSOAL E SITUAÇÕES DE POTENCIAL PERIGO;

ASSEGURAR QUE OS AMBIENTES DESTINADOS A HIGIENE E ALIMENTAÇÃO ESTEJAM LIMPOS ORGANIZADOS;

VERIFICAR E DISPONIBILIZAR MATERIAIS ADEQUADOS A HIGIENE;

PROPOR MOMENTOS NOS QUAIS AS CRIANÇAS EXPONHAM SEUS SENTIMENTOS, SONHOS, PLANOS E IDÉIAS








ESPAÇO

SALA DE CONVIVÊNCIA, BANHEIRO, PÁTIO TERREO
INSTRUÇÕES A RESPEITO DA HIGIENE PESSOAL, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO;

SALA DE CONVIVÊNCIA
RODA DE CONVERSA
RODA DE HISTÓRIA
RODA DE APRECIAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
PERMANENTE

MATERIAIS
PAPEL TOALHA
TALHERES
SABONETE
CANECAS
ESCOVA DE DENTE
CREME DENTAL
TOALHA
INTERAÇÕES
CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS;
CRIANÇA COM OS ADULTOS;
CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...