Plano de Ensino
PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA |
AGRUPAMENTO: IA |
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM ARTISTICA |
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: PROPICIAR O CONHECIMENTO DE DIVERSOS MATERIAIS NO FAZER ARTÍSTICO; |
DESENVOLVER E AMPLIAR E O INTERESSE E CURIOSIDADE NA PRODUÇÃO E EXPRESSÕES ARTÍTICAS. |
Quais experiências precisam ser garantidas às crianças? EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM | Quais as ações do professor? ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS | Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens? |
LINGUAGEM MUSICAL AMPLIAR O REPERTÓRIO DE MÚSICAS E CANÇÕES; OUVIR E PRODUZIR SONS; LINGUAGEM TEATRAL TEATRALIZAR HISTÓRIAS, ASSISTINDO E REPRESENTANDO; LINGUAGEM VISUAL EXPLORAR E CONHECER DIVERSOS MATERIAIS, MEIOS E SUPORTES PARA DESENVOLVER E EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS E INICIATIVAS ATRAVÉS DE PRODUÇÕES VISUAIS. | PROMOVER MOMENTOS PARA CANTAR, OUVIR E APRECIAR MÚSICAS; ESTRUTURAR A SALA DE CONVIVÊNCIA COMO ESPAÇO FLEXÍVEL; PROPICIAR DIVERSIDADE DE MATERIAIS; ORGANIZAR MOMENTOS DE APRECIAÇÃO; | ESPAÇO SALA DE CONVIVÊNCIA: JOGOS MUSICAIS PARLENDAS; TRAVA-LÍNGUAS; DESENHAR O QUE OUVEM; SONORIZAR HISTÓRIAS; PÁTIO INTERNO: APRESENTAÇÕES TEATRAIS; SALA DE LEITURA: APRESENTACÕES TEATRAIS; “ATELIE” (MESAS E PAREDE DE AZULEJO) MODELAGEM; ESCULTURA; MATERIAIS: PAPEL CARTÃO; FANTOCHES; PAPEL ESPELHO; CDS; DVS; RÁDIO; TINTAS DIVERSAS; MASSA DE MODELAR; COLA; TESOURA; ROUPAS; ORGANIZAÇÃO DO TEMPO SEQUENCIADA INTERAÇÕES CRIANÇA COM O USO DOS MATERIAIS |
PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA |
AGRUPAMENTO: IA |
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: NATUREZA E CULTURA |
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: APROPRIAR-SE DE SUA HISTÓRIA DE VIDA E DE CONHECIMENTOS CULTURAIS; |
APRENDER A LER O MUNDO COM INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS. |
Quais experiências precisam ser garantidas às crianças? EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM | Quais as ações do professor? ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS | Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens? |
OBSERVAR, EXPLORAR, MANIPULAR, E EXPERIMENTAR ELEMENTOS DO AMBIENTE QUE AS RODEIAM; CONHECER SUA HISTÓRIA DE VIDA; CONHECER E RESGATAR, HÁBITOS E CULTURAS, BEM COMO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS; | OFERECER ÀS CRIANÇAS NOVAS INFORMAÇÕES E PROPICIAR EXPERIÊNCIAS DIVERSAS; ORGANIZAR ATIVIDADES NAS QUAIS INSTALE, RESGATE, E PROPONHA PERGUNTAS, INCITANDO QUESTIONAMENTOS, FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS; ESTRUTURAR SITUAÇÕES NAS QUAIS AS CRIANÇAS EXPONHAM SABERES CONSTRUÍDOS A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, INTERAGINDO COM O CONHECIMENTO SOCIALMENTE CONSTRUÍDO; | ESPAÇO SALA DE CONVIVÊNCIA RODA DE CONVERSA PÁTIO EXTERNO E PARQUE CONHECER E OBSERVAR O AMBIENTE ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PERMANENTE; SEQUENCIADA; MATERIAIS- INTERAÇÕES CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS; CRIANÇA COM OS ADULTOS; CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO; CRIANÇA COM O AMBIENTE; |
PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA |
AGRUPAMENTO: IA |
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM VERBAL E ESCRITA |
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: APRENDER A EXPRESSAR-SE ORALMENTE; PENSAR E PRATICAR OS USOS DA PALAVRA ESCRITA. |
Quais experiências precisam ser garantidas às crianças? EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM | Quais as ações do professor? ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS | Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens? |
COMUNICAR-SE NO COTIDIANO; AMPLIAR O VOCÁBULÁRIO; APERFEIÇOAR A PRONÚNCIA DAS PALAVRAS; APRENDER A ESCUTAR; APRENDER A APOIAR-SE EM SUA MEMÓRIA E EM SEUS PRÓPRIOS CONVERSAR EM GRUPO E SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÕES INFORMAIS E OU FORMAIS; DESENVOLVER RECURSOS EXPRESSIVOS PARA SE COMUNICAR; CONHECER E GRAFAR O PRÓPRIO NOME, APOIANDO-SE EM FILIPETAS PARA COPIÁ-LO; UTILIZAR A ESCRITA PARA SEGUIR INSTRUÇÕES E INSTRUIR; | INCENTIVAR A : CONVERSAR SEGUIR INSTRUÇÕES; TRANSMITIR RECADOS; RELATAR EPISÓDIOS; CONTAR HISTÓRIAS; CANTAR; ARGUMENTAR; ESCREVER O PRÓPRIO NOME, MARCAR SUAS REALIZAÇÕES; COLOCAR-SE COMO ESCRIBA; | ESPAÇO SALA DE CONVIVÊNCIA RODA DE CONVERSA; RIMAS E MÚSICAS; LISTA DE CHAMADA; LISTA DE AJUDANTE DO DIA; CONTAGEM DA TURMA, COM A LETRA INICIAL DO NOME; ROTINA DO DIA; SALA DE LEITURA LIVROS FANTOCHES PÁTIO INTERNO/EXTERNO BRINCADEIRAS CANTADAS E/ OU RIMADAS: CORRE COTIA BATATA QUENTE NOÉ ACOLHIMENTO COM MÚSICA SEGUIR PISTAS E INSTRUÇÕES ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PERMANENTE SEQUENCIADA MATERIAIS- LIVROS FANTOCHES; ALFABETÁRIO; FILIPETA COM O NOME LÁPIS DE ESCREVER; LOUSA; GIZ DE LOUSA; INTERAÇÕES CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS; CRIANÇA COM OS ADULTOS; CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO; |
PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA |
AGRUPAMENTO: IA |
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: APROXIMAR A CRIANÇA DOS DIFERENTES USOS E FUNÇÕES DOS NÚMEROS |
Quais experiências precisam ser garantidas às crianças? EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM | Quais as ações do professor? ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS | Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens? |
EXPLORAR OS NÚMEROS RELACIONAR QUANTIDADES AO SÍMBOLO NUMÉRICO; COMPARAR QUANTIDADES; EXPLORAR O SISTEMA NUMÉRICO ORAL RECITAR A SÉRIE NUMÉRICA ORAL; LER E ESCREVER NÚMEROS REGISTRAR SÍMBOLOS NUMÉRICOS; | PROPOR ATIVIDADES NAS QUAIS OS NÚMEROS TENHAM FUNÇÕES ORGANIZAR SITUAÇÕES DE CONTAGEM ORAL SIGNIFICAR AS ESCRITAS NUMÉRICAS OPORTUNIZAR MOMENTOS PARA MANIPULAÇÃO DE OBJETOS QUE APRESENTEM DIFERENTES FORMAS, EXPLORANDO SUAS PROPRIEDADES. | ESPAÇO SALA DE CONVIVÊNCIA REGISTROS NA LOUSA ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS CONTAGEM DA TURMA PÁTIO INTERNO/EXTERNO DOMINÓ AMARELINHA BATATINHA FRITA um, 2,3 JOGOS COM BOLA PULAR CORDA PÁTIO TERREO ACOLHIMENTO COM MÚSICAS QUE CONTENHAM NÚMEROS, SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS, E CONTAGENS; ORGANIZAÇÃO DO TEMPO SEQUÊNCIA; PERMANENTE; MATERIAIS DOMINÓ; BOLA; LOUSA; GIZ DE LOUSA; CORDA; BLOCOS LÓGICOS; INTERAÇÕES CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS; CRIANÇA COM OS ADULTOS; CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO; |
PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA |
AGRUPAMENTO: IA |
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM CORPORAL |
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: CONHECER O PRÓPRIO CORPO E AMPLIAR SUAS COMPETÊNCIAS, IMITANDO, CRIANDO |
E COMBINANDO MOVIMENTOS A DIVERSOS OBJETOS |
Quais experiências precisam ser garantidas às crianças? EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM | Quais as ações do professor? ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS | Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens? |
EXPLORAR O PRÓPRIO CORPO PELO MOVIMENTO CONHECER O PRÓPRIO CORPO; AMPLIAR E EXPLORAR AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTO; EXPLORAR O MUNDO PELO MOVIMENTO ATUAR, UTILIZANDO O CORPO, EM DIFERENTES ESPAÇOS E COM DIFERENTES OBJETOS; | CRIAR CONDIÇÕES PARA A LIVRE EXPRESSÃO CORPORAL DA CRIANÇA; INCENTIVAR A UTILIZAÇÃO DE MOVIMENTOS QUE JÁ DOMINAM, COMBINADOS A NOVOS MOVIMENTOS, BEM COMO A OBJETOS. | ESPAÇO SALA DE CONVIVÊNCIA, PÁTIO INERNO, PÁTIO EXTERNO DURO OU MOLE DANÇAR AMARELINHA CIRCUITO PEGA PEGA COLETIVO DANÇA DA CADEIRA COLETIVA JOGOS COM BOLA CORRE COTIA VIVO OU MORTO PULAR CORDA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PERMANENTE MATERIAIS BOLA CORDA GIZ DE LOUSA CD RÁDIO CADEIRAS TECIDO INTERAÇÕES CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS; CRIANÇA COM OS ADULTOS; CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO; CRIANÇA COM O USO DE MATERIAIS |
PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL 2012
PROFESSORA: ANA CLÁUDIA |
AGRUPAMENTO: IA |
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CONHECIMENTO DE SI, DO OUTRO E DO AMBIENTE |
OBJETIVO DO TRABALHO COM ESSE CAMPO: SIGNIFICAR OS TEMPOS RELACIONADOS À HIGIENE E AOS CUIDADOS CONSIGO, |
ALÉM DOS TEMPOS DESTINADOS A NUTRIÇÃO. |
Quais experiências precisam ser garantidas às crianças? EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM | Quais as ações do professor? ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS | Como organizarei o ambiente para garantir essas aprendizagens? |
CUIDAR DE SI DESENVOLVER E AMPLIAR HÁBITOS REGULARES DE HIGIENE PESSOAL; EXPERIMENTAR DIFERENTES ALIMENTOS E UTILIZAR DE FORMA ADEQUADA OS TALHERES; RECONHECER SITUAÇÕES DE POTENCIAL PERIGO; CUIDAR DO AMBIENTE AMPLIAR OS CUIDADOS DE HIGIENE COM OS ESPAÇOS E OBJETOS QUE UTILIZAM; SABER DE SI IDENTIFICAR RECURSOS E LIMITAÇÕES PESSOAIS | COMUNICAR INSTRUÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS, HIGIENE PESSOAL E SITUAÇÕES DE POTENCIAL PERIGO; ASSEGURAR QUE OS AMBIENTES DESTINADOS A HIGIENE E ALIMENTAÇÃO ESTEJAM LIMPOS ORGANIZADOS; VERIFICAR E DISPONIBILIZAR MATERIAIS ADEQUADOS A HIGIENE; PROPOR MOMENTOS NOS QUAIS AS CRIANÇAS EXPONHAM SEUS SENTIMENTOS, SONHOS, PLANOS E IDÉIAS | ESPAÇO SALA DE CONVIVÊNCIA, BANHEIRO, PÁTIO TERREO INSTRUÇÕES A RESPEITO DA HIGIENE PESSOAL, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO; SALA DE CONVIVÊNCIA RODA DE CONVERSA RODA DE HISTÓRIA RODA DE APRECIAÇÃO ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PERMANENTE MATERIAIS PAPEL TOALHA TALHERES SABONETE CANECAS ESCOVA DE DENTE CREME DENTAL TOALHA INTERAÇÕES CRIANÇA COM OUTRAS CRIANÇAS; CRIANÇA COM OS ADULTOS; CRIANÇA COM O PRÓPRIO CORPO; |
Nenhum comentário:
Postar um comentário