segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Identificação e acompanhamento do aluno com necessidade educacional especial

Leia o capitulo 2 e ao final complete o quadro disponibilizado sobre os aspectos básicos da avaliação, priorizando e comentando cada item lá disposto.

Antecedentes Familiares
1.    Observações em sala de aula
Q.I
2.    Registros/ relatórios da escola
Antecedentes Médicos
3.    Anotações do professor anterior
Conhecimentos e habilidades adquiridos
4.    Antecedentes familiares
Anotações do professor anterior
5.    Antecedentes médicos
Comentários dos próprios alunos
6.    Conhecimentos e habilidades adquiridos
Registros/ relatórios da escola
7.    Comentários dos próprios alunos
Exemplos de trabalho
8.    Exemplos de trabalho
Resultados de testes de leitura
9.    Resultados de testes de leitura
Observações em sala de aula
10. Q.I


   1-Observações em sala de aula (levantamento de informações)
 As observações em sala de aula se constituem de relatórios nos quais o professor pode descrever , resumir ou informar o desenvolvimento social do aluno, bem como acontecimentos significativos, ou trabalhos realizados. Estas observações devem se ater a fatos, evitando interpretações pessoais.

2-    Registros/ relatórios da escola (levantamento de informações)
Os registros/ relatórios da escola, podem ser não apenas escritos, mas também audiovisuais , realizados através de equipamentos que captem sons e/ou imagens.

3-    Anotações do professor anterior (levantamento de informações)
As anotações do professor anterior auxiliam no levantamento de informações e consequentemente na identificação dos níveis de desenvolvimento em aspectos  de comunicação, emocional e de relacionamento social. Estas anotações devem  se ater a fatos, evitando interpretações pessoais do professor , caso contrário tais anotações podem nos fornecer interpretações errôneas a respeito do aluno.


4-Antecedentes familiares (levantamento de informações)
Os antecedentes familiares nos trazem informações a respeito do meio no qual o aluno se desenvolve, contextualizando os fatores, num âmbito mais amplo,  que influenciam em suas possibilidades educativas .

5-Antecedentes médicos ( levantamento de informações)
Os antecedentes médicos trazem informações que nos possibilitam considerar aspectos que condicionem ou favoreçam o processo de aprendizagem.

6- Conhecimentos e habilidades adquiridos (análise)
Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelo aluno poderão começar a ser conhecidos pelo professor a partir da analise das informações levantadas a seu respeito.  Assim o professor irá detectar o que o aluno sabe em relação aos objetivos e aos conteúdos das áreas curriculares, estruturando gradualmente os processos de ensino-aprendizagem que irão contemplar aquele aluno.

7-Comentários dos próprios alunos (analise)
    Os comentários dos próprios alunos a respeito das atividades e dos acontecimentos em sala de aula fazem parte  do processo de avaliação, que deve ser cooperativo, e contar com a analise de todos os envolvidos nesse processo.

8- Exemplos de trabalhos (ação)
Os exemplos de trabalho utilizados no processo de avaliação devem ser do próprio aluno, já que ele só deve ser comparado com ele mesmo. Estes trabalhos podem servir como base para que o professor estruture outros trabalhos, adequando os objetivos propostos, os ajustando ao estilo de aprendizagem do aluno, as áreas de conhecimento de seu maior interesse, a até mesmo a seu nível de atenção.

9 e 10  Resultados de testes de leitura  e Teste de Q.I (levantamento de informações)
Testes de leitura, e de Q.I , baseiam-se em normas, são descontextualizados do currículo escolar e comparam o aluno com os outros.Desta forma  não permitem mensurar o desempenho real do aluno em relação a apropriação ou não aos objetivos de ensino traçados pelo professor. Assim estes teste não constituem uma fonte de informações úteis para conhecer o desempenho dos alunos e tão pouco pra planejar  e estruturar planos de ensino.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...