quarta-feira, 28 de março de 2012

Da Escola à Itália

Minha Escola

O mês de março foi muito agitado na nossa EMEI, pois desenvolvemos uma sequência didática que teve por tema: Minha Escola, lembrando que a Coordenadora Pedagógica Thaís sugeriu, na primeira reunião do ano, um tema a ser desenvolvido por toda a escola em cada um dos meses do ano.
Assim, na primeira semana de março trabalhamos com todas as turmas a biografia do patrono da escola, Alfredo Volpi, através de  vídeos e rodas de conversa.


Na segunda semana retomamos o vídeo enfatizando seu estilo de pintura e sua marca enquanto artista, e coletivamente iniciamos releitura da obra Barco com bandeirinhas e pássaros, de Alfredo Volpi, utilizando a técnica de mosaico, que ficou pronta na última semana do mês.







 Na terceira semana utilizamos a sala de informática para apresentar às crianças algumas fotos de satélite de nossa escola e iniciarmos o trabalho com a planta de cada pavimento da escola. A professora Gleise ampliou as plantas de cada pavimento da escola ( temos três) e a Coordenadora Thaís os multiplicou através de fotocópia, além de selecionar imagens diversas para compormos, com as crianças, cada um dos espaços da escola. A atividade consistiu em explorarmos cada espaço da escola com as crianças e em cada um deles colarmos as imagens correspodentes na planta, assim, por exemplo, no arquivo morto colamos imagens de caixas, pastas e armários, na sala da coordenadora , colamos a foto dela, bem como na sala da Sra. Diretora Izabel, e na secretária, colamos as imagens do ATE Adilson e da Assistente de Diretor Fátima, essa foi a forma que encontramos para que as crianças pudessem compreender  minimamentee ter acesso ao conceito tão abstrato  de planta.





Na última semana tivemos um banho de mangueira, para amenizar o calor, com o objetivo de estabelecer uma relação de alegria entre as crianças e a escola, além de propiciar interações entre crianças de diferentes salas e professores de diferentes turmas durante a brincadeira na água (os professores participaram deste banho!), e principalmente a interação das crianças com todos os funcionários, pois eles auxiliaram principalmente na troca de roupas das crianças, nas idas ao banheiros durante a brincadeira, e na garantia de que aqueles que não quisessem mais brincar poderiam ficar ali assistindo sob os cuidados de um adulto. E depois da brincadeira as crianças degustaram um belo almoço à Italiana, com mesas cobertas por toalhas nas cores da bandeira da Itália, ao som de Funiculi Funiculá, e Brusqueta, que carinhosamente resolvemos chamar de Pizzinha, tudo isso sob um maravilhoso aroma de orégano! As pizzinhas de Volpi foram um sucesso!



Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...