Atualmente tentamos construir uma sociedade inclusiva, na qual todas as pessoas devem ser respeitadas, e consideradas cidadãos com direitos, não importando o sexo, a idade, as origens étnicas, a condição sexual ou as deficiências. Diante da construção desta nova sociedade a escola tem por função educar na diversidade.
No entanto educar na diversidade exige que ultrapassemos o rélis discurso. As práticas pedagógicas devem ser repensadas, tendo como eixos a ética, a justiça e os direitos humanos.
Neste contexto, a educação necessita de um novo olhar a respeito dos de conhecimentos escolares, dos procedimentos pedagógicos, das relações sociais, dos valores e das identidades de nossos educandos,ou seja, necessita de um Currículo para a Diversidade, pois é no currículo que listamos conteúdos e práticas, que demonstramos concepções, posicionamentos políticos, compromissos, e pontos de vista teóricos, de forma explícita ou implícita.
Desta forma num Currículo para a Diversidade as diferenças individuais dos educandos são destacadas e aproveitadas, sabendo-se que os caminhos para que cada um construa o conhecimento são imprevisíveis.
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