segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Diversidade

Educar na Diversidade



 “Responder à diversidade significa, para "Ginè" (2004), romper com o esquema tradicional em que todas as crianças fazem a mesma coisa, na mesma hora, da mesma forma e com os mesmos materiais”.

A afirmativa de Giné nos apresenta, em poucas palavras, a prática educacional mantida por nossa sociedade durante muitos anos, e ao mesmo tempo nos remete a nova concepção de Educar na Diversidade, proposta pela Sociedade atual, a Sociedade da Igualdade, na qual a tradição da homogeneidade, a transmissão de conhecimentos, a segregação do diferente, a  adequação do aluno ao sistema escolar, a criação de grupos especiais, de classes especiais, de escolas especiais, não são admitidos como práticas pedagógicas eficazes para a aprendizagem.

No entanto esta nova concepção de Educar exige não apenas o discurso “inflamado”, exige ação de toda a sociedade. E a escola como educadora da sociedade deve ser a primeira a efetivamente agir, adotando currículos abertos e flexíveis e centralizados no aluno, formando profissionais de educação capazes de experienciar e ensinar alteridade.

 Assim Educar na Diversidade significa oferecer a todos a oportunidade de alcançar e manter um padrão mínimo de qualidade da aprendizagem,significa promover ajustes, flexibilizações/ adaptações nas práticas pedagógicas para atender as peculiaridades específicas e especiais de cada aluno, significa compreender que cada aluno é diferente do outro, seja em suas características físicas, sociais, culturais, e até de seu funcionamento mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...