segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Serviços de apoio pedagógico

A educação especial é definida como “um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais organizados para apoiar, suplementar e até substituir os serviços educacionais comuns de modo a garantir a educação formal aos alunos com necessidades educacionais especiais”, dessa forma: Descreva o que você entendeu durante a leitura sobre os serviços de apoio pedagógico especializado - o que são e como fazê-los.

Os serviços educacionais especiais servem para apoiar, complementar ou substituir os serviços educacionais comuns. Esses serviços podem ser oferecidos nas classes comuns junto com a atuação do professor regente ou em salas de recursos em que o professor complementa ou apoio tanto o professor quanto o aluno.

Existem os serviços educacionais que servem para substituir o atendimento regular e tem por objetivo responder às necessidades especiais dos alunos. Estes serviços podem ser oferecidos em classes especiais, que funcionam em escola de ensino regular ou em escolas especializadas.

Estes serviços de atendimento podem ocorrer:

- Nas classes comuns: É um trabalho em equipe onde professor da classe comum e da classe especial trabalham juntos podendo ter a colaboração de outros profissionais. O professor deve saber e perceber as necessidades educacionais de seus alunos, avaliar continuadamente o processo educativo e atuar em equipe com os demais profissionais.

- Ensino Itinerante: São profissionais que comparecem algumas vezes por semana na escola para trabalharem com alunos e professores. Esse profissional deve elaborar o cronograma de atendimento, ajudar quando necessário o professor regente, orientar pai.

- Sala de recursos: está voltado para o professor especializado que complementa o serviço do professor regente. A função dele é de planejar atividades em conjunto com o professor regente, atender o aluno em pequenos grupos, realizar avaliação periódico, entre outros.

- Classe especial: São voltados para aqueles alunos que possuem dificuldades acentuadas e os professores devem ser especializados em educação especial. O atendimento nessa sala pode ser transitório porque a permanência do aluno, ou não, dependendo de seu desenvolvimento.
-Professor-intérprete: Profissional Especializado em língua de sinais para apoiar alunos surdos e surdos-cegos e outros que apresentem sérios comprometimentos de comunicação e sinalização.
 - Atendimento domiciliar: Esse atendimento está voltado para aqueles alunos que estão impedidos de frequentar aulas em razão de sua necessidade especial.

- Classe Hospitalar: Esse tipo de atendimento está voltado para aqueles alunos que estão impedidos de frequentar as aulas em escolas por estarem fazendo tratamentos ou por estarem internados em hospitais. O professor vai dar continuidade ao trabalho do professor.

Portanto, os Serviços Apoio Pedagógico Especializado são de grande importância na Educação Especial  pois demonstram que a Sociedade , tendo como sua extensão a Escola, acolhe e respeita a Diversidade Humana. Garantem o acesso e a permanência do aluno na escola, e promovem condições para que o processo ensino-aprendizagem se desenvolva.

2 comentários:

  1. Ana Cláudia

    Parabéns! Você é uma menina de ouro. É um prazer enorme acompanhar o seu trabalho e compartilhar tanta criatividade,competência e alegria. Beijos Izabel

    ResponderExcluir
  2. Izabel,
    Agradeço os elogios e saiba que você nesses vinte dias em nossa escola tem me devolvido a esperança no trabalho coletivo e numa escola feliz!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...