Mostrando postagens com marcador Músicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Músicas. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 4 de outubro de 2011

TOP HITS: SETEMBRO

 DELÍCIA

AS CRIANÇAS SÃO TÃO ECLÉTICAS E CRIATIVAS QUE REPETEM ESTA MÚSICA COMO SE FOSSE UMA CANÇÃO DE NINAR, E EU NA MINHA INOCÊNCIA MUSICAL NÃO CONHECIA ESTA "OBRA DE ARTE DE NOSSO CANCIONEIRO", E ELES NÃO SABIAM ME EXPLICAR O NOME DO CANTOR. ASSIM BUSQUEI NO YOUTUBE O A MÚSICA E O CANTOR, E RESOLVI PARTILHAR COM VOCÊS A PARTIR DESTA POSTAGEM O TOP HITS DA MINHA TURMINHA. O MAIS INTERESSANTE É QUE ELES USAM ESSA MÚSICA PARA FAZER UMA BRINCADEIRA SEMELHANTE AO ADOLETA, APENAS SUBSTITUEM A MÚSICA ORIGINAL POR ESTA.

terça-feira, 24 de maio de 2011

FESTA JUNINA ( RASTAPÉ)



CLIQUE PARA BAIXAR

OLHA PRO CÉU ( LUIZ GONZAGA)



CLIQUE PARA BAIXAR

SANFONA BRASILEIRA

ESTA É A TAL SANFONA, ELES COLARAM PAPEL SEDA RASGADO, VERDE, AMARELO E AZUL, E DO LADO OPOSTO DA CAIXA ( DE PÃES DA U.E), MONTEI A BANDEIRA DO BRASIL, POIS ELES NÃO CONSEGUIRAM MANTER A ORDEM DAS CORES... MESMO ASSIM FICOU LINDA, E ELES SE SENTIRAM PARTE DO TRABALHO REALIZADO! VAMOS DANÇAR O " XOTE DAS MENINAS", E REPRENTAR A MÚSICA, CONTEMPLANDO NOSSO PEA, QUE TRATA DA LINGUAGEM TEATRAL! AS MENINAS DANÇARÃO COM UMA BONECA, E OS MENINOS COM A SANFONA! ASSIM QUE PUDER POSTO UM ENSAIO! ESTA FICANDO LINDO, E CREIO QUE AS MÃES NÃO FICARÃO OFENDIDAS!




quarta-feira, 20 de abril de 2011

SOM DA VIDA

ESTOU POSTANDO PARA VOCÊS ALGUMAS CANÇÕES DO GRUPO MÚSICA EM FAMÍLIA, DO CD SOM DA VIDA, QUE CONTÉM ONZE FAIXAS DIVIDIDAS EM TEXTOS E MÚSICAS, TUDO SOBRE : AMOR DE MÃE, SE TORNAR MÃE, O FILHO NO VENTRE, A MAGIA DA NATUREZA QUE NOS PERMITE SERMOS MÃES, TUDO ISSO FICA RESSALTADO PELA DOCE VOZ DA CANTORA E PELAS LETRAS, QUE ALÉM DE INTELIGENTES ,SÃO MUITO MELODIOSAS! AMO!


CLIQUE PARA BAIXAR




CLIQUE PARA BAIXAR





CLIQUE PARA BAIXAR

MÚSICA EM FAMÍLIA

terça-feira, 17 de agosto de 2010

OS DEZ SACIZINHOS - TATIANA BELINKY




DEVIDO A TODOS OS DIREITOS AUTORAIS NÃO POSSO POSTAR O LIVRO TODO AQUI, ELE ESTA DISPONÍVEL NA INTERNET.
NO ENTANTO CREIO QUE OUTROS PROFESSORES, ASSIM COMO EU NÃO CONHECIA ESTE LIVRO, E NÃO TERÃO TEMPO DE SAIR CORRENDO PARA COMPRAR, ASSIM SUGIRO QUE O LIVRO SEJA BAIXADO E PASSADO PARA A ESCOLA, OU POR TURMAS NO DATASHOW , DAÍ CADA PROFESSOR BUSCA DESENVOLVER OS PONTOS QUE MAIS LHE INTERESSARAM , OU QUE INTERESSARAM A TURMA! O LIVRO É LINDO, A ILUSTRAÇÃO GRACIOSA, TRABALHA A QUESTÃO NUMÉRICA E LEMBRA A MÚSICA FOLCLÓRICA : O tangolomango. "Eram nove irmãs numa casa. uma foi comprar biscoito. deu tangolomango nela. e das nove ficaram oito. Eram oito irmãs numa casa ..." OUTRA IDÉIA É GRAVAR AS IMAGENS EM DVD, COMO FOTO, E APRESENTAR NO DATA SHOW!

domingo, 4 de abril de 2010

"Cantar e cantar e cantar"....( PROJETO MÚSICA)

Projeto: Música na Escola


Justificativa

De acordo com as diretrizes curriculares, o som é a matéria prima

da música; porém, a simples percepção e memorização

dos sons não caracterizam o conhecimento musical, objetiva a

educação dos sentidos e não está dissociada do lugar onde é

composta e interpretada, nem está desarticulado dos valores

de um determinado grupo social. E ao trabalhar os

conhecimentos musicais, devem-se considerar os saberes

específicos dessa linguagem e priorizar a escuta consciente,

ou seja, aquela capaz de perceber a distribuição dos sons de

maneira sucessiva e simultânea, trabalhando também as

prioridades do som: timbre, intensidade, altura e duração,

bem como suas variações. Portanto, faz-se necessário um

trabalho constante com músicas para desenvolver a atenção,

a memória e o raciocínio dos alunos.

Fundamentação Teórica

A música é uma das mais antigas e valiosas formas de

expressão da humanidade e está presente na vida das

pessoas.

Na antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como

“uma dádiva divina para o homem...”

Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de

outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais

primitivas até as atuais. Sem dúvida, o nível de complexidade

musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a

sua característica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a

música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e

adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas.

Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo

gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de

pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo

conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência

musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito

salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a

aprendizagem musical abre portas para outras informações.

A música ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a

capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógicomatemático

e a memória, além de ser forte desencadeador de

emoções.

Cada ser humano que descobre sua voz, fica mais bonito,

mais seguro de si e com a auto-estima elevada. Fazer música,

principalmente em grupo, no coletivo, traz a noção da

importância da ordem e da disciplina, da organização, do

respeito ao outro e a si mesmo.

Pensando assim, a música não pode estar desconectada do

processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência

musical para o educando em geral é extremamente

agradável. Ele aprende novos conceitos e desenvolve

diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve

a criatividade, a coordenação e a memória.

“A música é uma força geradora de vida, uma energia que


envolve o nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre


o nosso corpo, mente e coração. Além de alegrar, unir e


congregar mensagens e valores, disciplinar e socializar, a


música forma o caráter e favorece o desenvolvimento integral


da personalidade, o equilíbrio emocional e social.”(Míria


Therezinha Kolling)



Objetivos

- Despertar o gosto pela música e suas expressões;

- Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos

na arte musical;

- Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva,

coordenação e memória;

- Conhecer as diversidades musicais;

- Perceber a importância da música como cultura;

- Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los

e identificá-los;

- Estimular a linguagem,o enriquecimento

de vocabulário;

- Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em

grupo;

- Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção,

criatividade e cooperação;


Encaminhamento Metodológico

Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em

relação ao projeto “Música na Escola”, mostrando- lhes a

importância do som ,do ritmo, bem como saber apreciá-los de

forma prazerosa e espontânea.

Através de várias atividades, com diversos ritmos,

 mostrando aos educandos que podemos por meio da música:

  •  Modificar a letra, de modo a transportar uma situação
passada numa situação atual;

  • Analisar, refletir e interpretar a letra de uma canção;
  • Utilizar ritmos diferentes para a mesma canção;
Infra-estrutura

Uma sala com alguns equipamentos relacionados à música.

Recursos Materiais

- Alguns Instrumentos musicais
- Microfones;

- Aparelho de som;



Resultados esperados

Espera-se que ao final da experiência do projeto “Música na

Escola”, os alunos possam estar mais voltados à arte musical

e que tenham desenvolvido múltiplas experiências sensoriais,

perceptivas e expressivas, favorecendo assim o seu

desenvolvimento.

Critérios, estratégias e instrumentos de avaliação

Os alunos serão avaliados mediante observação do esforço e

desenvolvimento nas aulas do projeto e futuras

apresentações.

Para começar o Projeto Música





terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

’’ Não se preocupe em preservar as canções, e se um de nossos instrumentos quebrar não importa. Vivemos num lugar onde tudo é música.’’ - Rumi

Projeto: Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula

Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula

Denise Badim Teixeira, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública municipal de Vitória da Conquista, Bahia, é formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, e habilitada em Gestão Escolar. Completamente apaixonada por Educação, realiza-se na construção do conhecimento de seus alunos e na aplicação de projetos que despertem o interesse deles. Entende que o lúdico é fundamental para estimular a aprendizagem e, por isso, relaciona, entre outras coisas, a música como suporte. O projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula apresenta diversas atividades, algumas foram selecionadas para a socialização com outros professores.
Por que Música?
O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.
A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio da criança.
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).
Alguns objetivos
  • Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
  • Auxiliar os desenvolvimentos corporal e harmônico.
  • Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
  • Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
  • Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
  • Analisar criticamente letras de músicas diversas.
  • Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Despertar a criatividade.
  • Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
  • Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
Recursos
  • Fichas pautadas tamanho pequeno (quantidade de alunos da turma)
  • 01 aparelho de som
  • 01 televisão
  • 01 videocassete/DVD
  • Multimídias (CD)
  • Xerox das músicas e dos textos que serão trabalhados
  • Caderno
  • Hidrocores e canetas
Como Avaliar?
Através da participação dos alunos durante o desenvolvimento de cada atividade.
COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES
Primeira atividade
O que eu gosto de ouvir...
  • Distribuir uma ficha pautada para cada participante.
  • Solicitar que cada um escreva o próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
  • Socialização das respostas de cada um.
  • Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.
Segunda atividade:
Xô preconceito: Clássica (Tchaikovski – Valsa das flores)
Axé/forró/funk
  • Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura das músicas.
  • Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder as questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
  • A primeira música será instrumental, de preferência, clássica.
  • Deixar que ouçam e respondam.
  • Socialização das respostas.
  • Dizer a eles que irão fazer novamente o mesmo exercício, agora com outra música (axé ou forró).
  • Tocar a música enquanto respondem.
  • Socializar as respostas.
Ficha – Atividade: Xô, preconceito
1 - Ao escutar essa música, você:
a) ( ) Desliga imediatamente
b) ( ) Ouve atentamente
c) ( ) Compra o CD
d) ( ) Deixa tocando como música de fundo
2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome.
___________________________________________________
3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome.
___________________________________________________
4 - O que você sente ao ouvir essa música?
___________________________________________________
5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música?
___________________________________________________
6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?
___________________________________________________
7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música?
___________________________________________________
8 - Você gosta desse tipo de música?Por quê?
___________________________________________________
Terceira atividade com videocassete/DVD
Curtindo o clipe
  • Apresentação de um clipe musical (escolha de acordo com a turma).
  • Em seguida, distribuir uma ficha para que possam avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
  • Socialização das respostas.
  • Distribuição da letra da música.
  • Tocar a música em CD mais uma vez, para que todos, juntos, possam cantá-la.
Ficha – Atividade: Curtindo o clipe
Marque a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:
a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
b) A letra da música é:
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
c) O clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
d) Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
e) O/A cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva
Quarta atividade: Quebra-cabeça musical (em duplas)
Primeiro momento: Dinâmica para a divisão em duplas
  • Distribuir frases de músicas que se completam para diferentes pessoas.
    Ex.: 1. Era uma casa muito engraçada... 2. Não tinha teto, não tinha nada.
    Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.
Segundo momento: Quebra-cabeça
  • Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos de uma música recortados.
  • Solicitar que montem a música na ordem correta antes de ouvi-la.
  • Em seguida, tocar a música para que possam conferir.
  • Para finalizar, tocar a música novamente para que todos possam cantá-la.
Quinta atividade: Enviando um presente
  • Distribuir a letra de uma música que seja popular.
  • Tocar a música e solicitar que todos cantem acompanhando a letra.
  • Fazer os seguintes questionamentos e pedir que respondam no caderno:
    • Você compraria o CD com essa música?
    • Daria de presente a quem? (Sugestão: um colega da sala.) Por quê?
    • Escreva um bilhete a essa pessoa enviando-lhe o CD com essa música e dizendo por que escolheu lhe dar esse presente.
Sexta atividade: Discutindo a música
  • Distribuir a letra de uma música (de preferência, bem polêmica).
  • Tocar o CD para que todos possam cantar.
  • Fazer a interpretação da música destacando pontos polêmicos e que possibilitem ao aluno dar suas opiniões bem pessoais, estimulando, assim, um posterior debate acerca da letra da música.
Sétima atividade: Trilha sonora
  • Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura da música.
  • Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder às questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
  • Socialização das respostas.
  • Distribuir a letra da música.
  • Tocar a música para que todos cantem juntos.
Ficha – Atividade: Trilha sonora
1 - Dê dois adjetivos para essa música.
___________________________________________________
2 - Se a música fosse de um filme, qual seria?
___________________________________________________
3 - Sobre o que seria o filme?
___________________________________________________
4 - Onde a história se passaria?
___________________________________________________
5 - Quais seriam os personagens?
___________________________________________________
6 - Como terminaria o filme?
___________________________________________________
Oitava atividade: O que está faltando?
  • Distribuir cópias com a letra incompleta de uma música conhecida, para que os alunos a completem com as palavras que estão faltando.
  • Tocar a música para que possam conferir se preencheram a ficha corretamente.
  • Colocar no quadro as palavras que foram utilizadas para completar a música, para que os alunos possam corrigir a escrita.
  • Solicitar aos alunos que façam parágrafos utilizando as palavras encontradas.
  • Socialização do parágrafo de cada um espontaneamente.
Nona atividade: Parceria com o compositor
  • Distribuir a letra de uma música.
  • Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem cantando todos juntos.
  • Observar o nome do compositor da música (que estará escrito na letra).
  • Solicitar que respondam às questões:
    • Qual é o nome do compositor da música?
    • Você conhece esse compositor ou alguma outra música que ele tenha escrito?
    • Em que momento você acha que ele escreveu a música?
    • Você gostou da música?
  • Solicitar que cada aluno escreva uma carta ao compositor:
    • Dizendo se gostou ou não da música e por quê.
    • Sugerindo mudanças na música.
    Fonte: Espaço Pedagógico construir notícia


Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...