quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Medusa

O OLHAR DE MEDUSA

Dentre as milhares de caretas que nós professores fazemos todos os dias, para tentarmos fazer que as crianças nos percebam, existe uma que denominei de "Olhar de Medusa".
Esta careta tem como principal artifício o olhar, que é penetrante e estático, livre de emoções. Seu efeito só é sentido quando as crianças conhecem muito bem seu professor, o respeitam, ou na pior das hipóteses o temem, e sabem o que é aceitável ou não naquele espaço de convivência. Assim, quando o professor quer o silêncio da turminha ou percebe alguma atitude imprópria, ele não grita, ele se posta frente à criança ou frente à turma e lança aquele olhar que petrifica, e a criança quando o sente vai parando de falar, bater, bagunçar, tudo fica em slow motion.
Descobri que tenho o "Olhar de Medusa" e ele é uma das formas que utilizo para comunicar às crianças o que desaprovo.

sábado, 27 de agosto de 2011

LÚCIA JÁ - VOU - INDO

JÁ VOU INDO...

Durante a Leitura na Roda de História do livro Lúcia Já-vou-indo, a turminha acompanhou as dificuldades da protagonista, riram, tentaram ajudá-la e torceram por ela! Um livro que nos faz refletir sobre a singularidade das pessoas, respeito as diferenças e solidariedade!



OVELHA RAQUEL

UMA HISTÓRIA PRA MUITA CONVERSA

Li para a turma numa Roda de História o Livro Ovelha Raquel, o livro veio como empréstimo da filha da Professora Elisangela, que em sua escola tem que comprar, ler e emprestar um livro por mês! A turminha adorou a história, que além de engraçada gerou polêmica no que tange ao que é belo. Assim a partir do livro realizamos Rodas de Conversa sobre o tema da polêmica. Excelente livro! E sei que quando retomá-lo a turminha refletira de forma diferente a respeito da mesma polêmica.

Ovelha Raquel


TAPETE DE E.V.A

ISSO É REUTILIZAR

Não sei como estão as outras crianças do Universo em relação a amarrar tênis, mas na nossa Unidade Escolar este é um grande problema! Primeiro porque isso leva as crianças a cairem, segundo porque amarrar tênis não é mais uma atividade aprendida em casa, terceiro porque nós professores temos que amarrar no mínimo 35 cadarços por dia e quarto porque se aumentarem a idade para que nos aposentemos o ato de amarrar o tênis se invertera, pois as crianças amarrarão os nossos! Diante de tantos motivos a professora Claudia encontrou um modelinho de tênis desenhado e logo teve a idéia de desenhá-lo no tapetes de E.V.A inutilizados pelo tempo e pela pequena quantidade em relação ao número de alunos, para que ensinássemos as crianças a amarrarem os cadarços de seus tênis. Assim eu, que segundo ela tenho maior habilidade para desenhar, os desenhei e começamos a  arte de furar, ficou excelente, mas confesso que nossas mãos estão em frangalhos! Mas nossa criatividade continua intacta! AH! comecei a fazer os furos com o "batedor" do instrumento musical  TRIÂNGULO, rsrsrs!! Depois a professora Claudia trouxe um "furador" próprio, emprestado do pai dela!






MURAL DO FOLCLORE 2011

O FOLCLORE NÃO PODE MORRER

É IMPORTANTE CONHECER NOSSO FOLCLORE, NÃO SÓ DE FORMA DATADA MAIS DIARIAMENTE, POIS COMO EU E OUTRAS PROFESSORAS DIZÍAMOS DIA DESSES "NÃO DEVEMOS VIVER O PLANEJAMENTO PAUTADO NESTAS DATAS, MAS IGNORÁ-LAS É MATAR NOSSA CULTURA", HAJA VISTO AS FESTAS JUNINAS QUE ESTE ANO FORAM ESTRANHAMENTE LIMITADAS NAS ESCOLAS, IMPEDINDO UM DOS POUCOS MOMENTOS NOS QUAIS A COMUNIDADE VAI A ESCOLA SEM OBRIGATORIEDADE, MAS SIM COM O OBJETIVO DE FESTEJAR E LEMBRAR DE SUA PRÓPRIA INFÂNCIA.






DESENHAR É CRIAR


MUITA CRIATIVIDADE

Ao realizar esta atividade de Desenho com Interferência imaginei, claro que na minha imaginação adulta, que a turminha "de cara" desenharia um caminhão , mas para minha surpresa eles são criativos e livres, como devem ser as crianças, e fizeram melhor do que imaginei!

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...